domingo, 12 de junho de 2011

Caminhar depressa. Um juizo sábio?

Quando, no passado dia 8, entre as 7 e as 8, hora para a minha caminhada "sã que agrada", já o Sol beijava a minha aldeia - Dume, (prefiro chamar-lhe assim do que uma freguesia da cidade de Braga) - os meus pensamentos cantavam o Hino da Fraternidade (FNA), mas substituindo a palavra Fraternidade por Humanidade: Eu, Tu, Ele ou Ela, Nós, Vós, Eles ou Elas.

No Largo de Carcavelos. o Sol, um dos 8 Remédios Naturais e Universais, realçava a "nobreza" da Casa da Pereira. Eu continuava a fazer as minhas reflexões andantes e bem dispostas.

Mais longe, já perto da Rua de Gontijo, algo inesperado aconteceu: um conterrâneo (FG) acompanhado pela esposa (AG), ele, sem problemas de mobilidade mental, atirou-me, do outro lado, à entrada do acesso para a a sua casa, uma pergunta.

- O cão, Zé?

Referia-se à minha pastora alemã, a Life.

- Ficou em casa - podia ter-lhe respondido e seguido o meu ritmo.

Não foi, porém, essa a minha atitude. Caminhando mais lentamente, olhos nos olhos, comecei por dar-lhe uma resposta longa...

- Agora ando depressa e faço uma volta grande...
- Andar depressa é mau - disse o FG, cortando as minha explicação.
- Para mim, penso que não - respondi.
- Ai não! Vai-se acumulando lentamente!
- Espero que não! - conclui.

Com um "Até logo!" retomei o ritmo acelerado da minha caminhada. Mas os pensamentos tomaram outra direcção, e mais lentamente: "Será que o FG tem razão?"

Porem , conclui: "Até prova em contrário, continuarei este meu estilo de vida".

Já na fase do "arrefecimento", dando a habitual volta com a Life, pelos espaços contíguos à Decathlon, uma pergunta, na minha mente:

- Nesta experiência, onde está a dimensão espiritual?
- Boa pergunta! - exclamei.

E, ensaiando uma resposta, perguntava-me a mim próprio:

- No Ar, na Água, no Sol, no Exercício Físico, na Confiança...? Na Fraternidade/Humanidade? Na Simplicidade? Na Humildade? Na Perseverança?...

Sem comentários:

Enviar um comentário