sexta-feira, 24 de junho de 2011

Condomínio fechado tem a Porta-Amizade escancarada!

No Alto Minho.
Na floresta (AM), uma Família que é uma Festa.

Crianças (filhas/netas/bisnetas) Jovens (casais), Adultos (casal, amigo, irmão/cunhado/tio/filho) e ontem vi também a Avozinha (Dª Gracinda). Quantos valores nestes seres humanos!

Mas também, diversas plantas (a Lantana alba ou geminata), árvores e animais (cães: de raça e rafeiros, gatos, galinhas, cabras).

Lindo aquela sítio! Não o do pica pau amarelo, mas o sítio da Amizade, para fazer justiça a tantas histórias ali e por ali, intensamente vividas, ao longo de anos e anos! E Deus sabe quantas mais ali e por ali, ainda frutificarão.

A mais recente, foi vivida ontem. Com mais quatro actores: O Pe. Mário Oliveira, Maria Laura e MacJod. Os dois primeiros, pela primeira vez.

Intensos (saborosos - aquele lindo e saboroso pão de mistura- arejados, amigos...) os momentos proporcionados pela Família da Floresta.

Na despedida, de mestre foram as palavras do autor da história "O Gato Artur Salomão...", referidas e depois lidas na reflexão que se encontra na p.12, e que dizem o seguinte:

"Nunca sermos donos das Coisas. Sermos apenas utilizadores das Coisas, eis o imperativo ético de cada ser humano que vem a este Mundo. Um imperativo ético do qual o Mercado Global nem sequer pode ouvir falar, muito menos praticar e estimular os povos a praticar."

Podiamos ter ficado por aqui, mas continuamos...

"Posso formulá-lo, assim, na actual etapa da História da Humanidade: Tudo o que tu tens é teu, enquanto tu, infantilmente, te consideras o seu dono e te comportas como tal, perante os demais. E tudo o que eu, já opcionalmente pobre, por toda a vida, tenho, é de todos , porquanto recuso-me a ser dono das Coisas, apenas sou utiizador das Coisas. Nem sequer sou dono das Coisas que, porventura, tenha adquirido no Mercado Global com a Moeda do Mercado Global. No momento em que adquiro as Coisas no Mercado Global com a Moeda do Mercado Global, longe de me tornar dono das Coisas adquiridas, constituo-me resgatador das Coisas, até aí, escravizadas, prisioneiras, do Mercado Global, Hoje, o Dono Absoluto do Planeta! Ao adquiri-las com a Moeda do Mercado Global, resgato-as, para que elas, a partir daquele Instante-Humano-Sem-Ocaso, possam, finalmente, ser usadas, gratuita e responsavelmente, por mim e por quem mais delas necessitar, também.

Queridos Amigos do Peito (JOC), as palavras que transcrevi acima, falam-nos de um Ideal, cuja direcção a bússola do vossa Mente-Coração já, há muito tempo, encontrou.
Muito obrigado por essa "porta escancarada" que é a vossa/nossa Amizade.

Um abraço de albatroz e que o DeusCriador que vos/nos inspira, seja louvado!

Sem comentários:

Enviar um comentário