domingo, 15 de janeiro de 2012

Espírito das montanhas

Numa percurso-aventura pelas serranias de Fafe, um "vidaclip" deixa-nos ver-ouvir-sentir o seguinte diálogo:

- As montanhas ativam os nossos sensores mais nobres. Verdadeiro ou Falso?
- Respondo por mim e por tanta gente: Sim!!!


Dois cavalheiros, talvez de idade muito próximo (casa dos 60), patilham espontâneamente, sobre assuntos que fazem morada na sua alma.
O rio, lembra o sentido etimológico do nome do rio Vizela.

- De origem celta, diminuitivo de ave, avezinha, afluente do rio Ave.

Hoje, aqui e agora, uma consulta à Wikipédia e eis a informação:

"O rio Vizela é um rio português que nasce na Alto de Morgaír, na freguesia de Gontim, concelho de Fafe, e é afluente do rio Ave. Tem um comprimento aproximado de 45 km. O nome Vizela é corruptela de "avicella", diminutivo de "Ave", do qual o Vizela é um pequeno afluente" (a ênfase é minha).

A propósito da simbologia da Montanha (alguns trechos):

"Palavra com origem no latim montanea, é o lugar por excelência de manifestação do sagrado (hierofania) e do profano (teofania). A história bíblica como as tradições religiosas das grandes religiões monoteístas e do Livro (Judaísmo, Cristianismo e Islão) reforçam esta conceção cósmica da montanha(...)
Muitas são as referências às montanhas como lugares mágicos, de forte simbolismo, mitológico como cultural, religioso ou até político(...)
O carácter único e místico das montanhas advém da antiga crença de que nos seus cumes, muitas vezes de forma escondida num manto espesso de nuvens, se consumavam hierogamias, encontros amorosos entre o Céu e a Terra, ou então entre divindades, como Zeus e Hera, por exemplo(...)
A circularidade em espiral expressa na conceção figurativa da montanha é também uma representação da vida humana. No topo está a virtude, a beatitude, a paz, no acesso ao cume aparecem as virtudes cardeais, nas faixas concêntricas em torno da montanha, como se fossem curvas de nível em circularidade eterna aparecem os vícios e pecados humanos, os prazeres terrenos, tudo o que desvia a atenção e direção do cume, onde figura a virtude (...)"
Fonte: http://www.infopedia.pt/$montanha-(simbologia) .

Apesar do frio, o olhar mergulhou nas águas do rio Vizela. As suas águas cristalinas e dialogantes (contemplar foto abaixo)despertaram o meu/nosso sensor da espiritualidade. À velocidade do espírito as ligações montanha-água-espírito explodem numa alegria interior que descongela formalismos, medos, preconceitos... e faz raiar a certeza de um mundo no qual as relação Terra (com todos os seus moradores)e Outros Mundos, falarão de uma harmonia cósmica


Sem comentários:

Enviar um comentário