sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Quanto vale o corpo humano?

Falando sobre a composição material do corpo, o Dr. Jorge Pamplona, no seu livro CORPO SAUDÁVEL, guia prático para o cuidado do corpo, na pág, 14, diz o seguinte:

Se tivessem que ser comprados num armazém de produtos químicos todos os elementos que formam o corpo humano , o seu preço não passaria de uns poucos cêntimos de euro. Mas, na realidade, valemos só isso?
É evidente que não . A extraordinária organização  de todos esses átomos de elementos químicos que formam moléculas, células, tecidos, órgãos e sistemas dá um valor acrescentado imenso à matéria que nos forma. 

E se tivermos em conta o que o autor, na página 10, diz sobre uma das caraterísticas únicas deste mesmo corpo não que temos mas que somos: a individualidade.

Não existem dois corpos humanos idênticos, nem sequer os dos gémeos univitelinos. Além das impressões digitais e das veias do fundo do olho na retina, também o tom de voz, o rosto e o olhar tornam cada ser humano único e, por isso, infinitamente valioso.

Neste momento pergunto-me:
Quando alguém não se compra nem se vende, porque é tão fiel à verdade como a bússola o é ao polo... que paga com a própria vida a coerência de ser o que é e não o que os outros querem que ele seja... que resposta damos à pergunta deste post?


Sem comentários:

Enviar um comentário