terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Espiritualidade

O título acima traduz a área essencial de pesquisa, reflexão, vivência e partilha deste blog.

- Espiritualidade?! - poderá interrogar-me incrédulo, desiludido, curioso ou interessado.

Respondo com silêncio, porque não sou capaz, neste momento, de ir mais longe.

- Tens consciência da tua pequenez perante a força, a profundidade e o perigo destas "águas"?
- Também do seu encanto...
- Não sabes o que te espera...

Sorrio qual criança nos braços de sua mãe.

Reli e treli o texto do editorial do TERRA NOSSA de Cada Dia de Dezembro 2010, que transcrevo:


No macrocosmos uma mudança micro.

Na imensidão do Cosmos, alguém procura um “grão de poeira”: a Terra. Nesta, à velocidade do pensamento, um continente, um país, uma região, um distrito, um concelho, uma freguesia, uma rua, um prédio, uma casa, uma sala, uma pessoa: Eu.

Eu (que podes ser Tu, Ele…). Eu, que se perde no micro, mas que está lá, e que, por isso, pertence a esse micro, micro este que se perde no macro, mas que deste faz parte.

Foi com esta consciência, que durante estes doze meses, reflectiu sobre o Cosmos, de uma forma sistemática, para perceber necessidades e desafios deste “zé ninguém” que, não tendo “prata nem ouro”, pretende continuar a aventurar-se no rio da Vida.

Uma frágil embarcação, uma pagaia, uma pequena mochila… mas um sorriso micro que se expande no macro.

Será com esta força do Espírito, que a partir de Janeiro de 2011, materializará uma mudança cujas consequências não consegue prever.

Atento ao pensamento e ao sentimento, vai registando as pistas para a nova aventura

Ambiente;
Homem;
Saúde.

- Eu já vi esta trilogia de valores, em alguma parte – poderá dizer o leitor.

Eu, Tu ou Ele, responde:

- Talvez na página da Associação Juvenil Aventura da Saúde, da qual faço parte.
- Mas, afinal, que mudança ou mudanças, Eu, Tu, Ele… iremos experienciar? – insistirá alguém.

Siga o rio da Vida. Esteja atento/a aos sinais que harmonizam com as pistas acima. Pense! Sinta! Actue deixando-se inspirar pelo Bem Comum, pelo Bom Senso e pelo Consenso!

Confuso? Sim com fuso e com roca, vamos tecendo a capa que nos abrigará neste Inverno da Crise Global, que nos enregela, individual e colectivamente…

Afinal, quem nos está a falar?

Sem comentários:

Enviar um comentário