quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fontes da espiritualidade...

Na aventura do quotidiano chegou até mim/nós o seguinte texto:

"Mas esta Versão século XXI é a que tem muito de jesuânica, enquanto os Salmos da Bíblia, tais quais nos são institucionalmente apresentados, têm muito de anti-Jesus!
Faça a experiência. Confronte uma versão e outra. E, se, neste Século XXI que é o nosso, tiver de se escandalizar com alguma das duas versões, escandalize-se com a versão dos Salmos da Bíblia. E faça desta Versão Século XXI uma das substantivas fontes da Espiritualidade Jesuãnica, a única que nos faz viver na História e assumir a História como se Deus não existisse!"


(Contracapa dos Salmos Versão Século XXI Livro 2; autor: Pe. Mário de Oliveira)

- Que dizes destas palavras? - perguntou-me.

Olhos nos olhos, sorrindo, respondi.

- É um texto-teste. Não tanto para falar do ACIMO (Amigo, Companheiro e Irmão Mário Oliveira) mas para, qual espelho, ver-me a mim/nós, no meu/nosso mais íntimo...
- Como assim?
- Também eu/nós, procuro/ramos uma espiritualidade que não se escandalize com quem enverada por caminhos "apertados" ou então por "não caminhos" que se fazem, ousadamente, caminhando no trilho da consciência. Sim, porque nesse espaço silêncio-fala-escuta, que é a minha/nossa consciência, entre Deus e o Homem, o diálogo acontece e se tece...
- Como é possível?! Também tu, com formação teológica e educativa credenciadas por universidades, já foste contaminado pelo vírus da "heresia"?!
- Porque julgamos quem está a dar o melhor de si mesmo? Que acontecerá ao nosso
dia-a-dia, se cada um, cada uma, der à luz a sua própria Individualidade, como filha, como filho, irrepetíveis dessa Universalidade que a Todos e a Todas, nos beija e abraça? Honestidade, Coragem, Alegria, Respeito... Amor, serão frutos de que árvore?

Sem comentários:

Enviar um comentário