domingo, 4 de agosto de 2013

Educação, Saúde...

Alguém escreveu:

"Educação é o desenvolvimento harmónico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais". (EGW, Educação p.13 )
Saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo apenas na ausência de doença ou de enfermidade". (OMS, na sua Constituição de 7 de Abril de 1947)

Deixo-me navegar pelas "águas" da Saúde e registo o seguinte, escrito por Roman Zhygun, médico:

Desde a Assembleia Mundial  de Saúde, realizada em 1983, a consideração de uma dimensão "não material" ou "espiritual" da saúde vem sendo discutida amplamente, a ponto de haver uma proposta para modificar o conceito clássico de "Saúde" proposto pela Organização Mundial de Saúde, para que possa ter a seguinte definição: "Um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença".
A importância da parte espiritual da saúde é revelado no Decreto-Lei 253/2009, que afirma: "A assistência espiritual e religiosa nas instituições do SNS permanece reconhecida como uma necessidade essencial , com efeitos relevantes na relação com o sofrimento e a doença, contribuindo para a qualidades dos cuidados prestados". (fonte: Revista Adventista de Junho 2013, páginas 24 e 25)

Encosto o meu barco-pessoa na "margem" e foco as pás da minha "pagaia": Educação e Saúde. Releio as definições que fundamentaram esta minha reflexão-viagem e pergunto:

-Educação, onde está a dimensão social?
- Saúde, e tu, que fazes da dimensão espiritual?

Zhygun, escreve:

"Eu, como médico e como Cristão, tenho a certeza absoluta de que as primeiras três partes constituintes da saúde dependem da última, isto é, da parte espiritual".

Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, sobre a Educação e a Saúde, que dizemos, não com palavras mas com...
-> o nosso corpo (desenvolvimento/bem-estar físico)?
-> a nossa mente (desenvolvimento/bem-estar mental, pensamentos e sentimentos)?
-> os nossos relacionamentos na comunidade em geral: família, escola, trabalho, vizinhos, etc (desenvolvimento/bem-estar social)?
-> com os 3 tipos (desenvolvimento/bem-estar espiritual ) anteriores?


Sem comentários:

Enviar um comentário