sábado, 25 de janeiro de 2014

Inspirados na Natureza

Nós, Mulheres e Homens, da caminhada, semanal (4ª feira), solidária, pegamos no texto de Martin Luther King, Jr., partilhado pelo biólogo botânico David A. Steen (em O DEUS DAS MARAVILHAS - Meditações Matinais, p.28):

"Todos podem ser grandes... porque todos podem servir. Não precisamos de ter um diploma universitário para servir. Não temos de ter o verbo e o jeito certos para servir. Só precisamos de um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor".

Num contexto soprado pelo mesmo espírito, que pensamos, que sentimos, que dizemos, que fazemos?

 Steen, usa uma realidade natural, que os biólogos chamam “mutualismo”:

“olhei, fascinado, enquanto os pequeninos peixes nadavam para dentro e para fora da boca, e das guelras da garoupa, proporcionando um serviço (de limpeza) ao peixe grande (e este, aos pequenos, uma refeição). ”

Eu/nós uso/usamos o quê para testemunhar do valor do serviço?

Mais do que os meus/nossos pensamentos ou sentimentos, que falem, sobretudo, as minhas/nossas ações-relações, no dia-a-dia experienciadas!

domingo, 19 de janeiro de 2014

Avós e Netos: uma relação mágica...

Sim, uma relação a vivenciar, a preservar e a promover.

Num espaço de sonho (embora humilde, mas criativo) e muito íntimo, avós e netos, vivenciaram, esta noite a 2ª experiência (a 1ª, com 6 participantes, teve lugar no dia 19 de Dezembro de 2013), que, sem qualquer dúvida, se oferece como um potencial de aprendizagem/espiritualidade de pequenos e grandes (daí, fazer-se o registo neste blog).
Atores  e, simultaneamente, Autores, numa pedagogia maiéutica, questiona-se, ouve-se, exemplifica-se (com pormenores, sobretudo, do dia a dia e existenciais
), joga-se, encoraja-se, decide-se, planifica-se, realiza-se, avalia-se, aprende-se...

O tempo foi muito curto, diríamos: evaporou-se! Soube a pouco! Ansiamos o próximo (se possível, também com aquele rosto maroto com um olhar azul de 5 anos)!

Um jogo, tipo DPC (Desafio Para Casa), mantem-nos suspensos. Eis os elementos visuais e tateis, para individualmente, refletirem e criarem a resposta à pergunta:


O que é que o Palhaço (Arco-Íris) diz à abelha? 

Que respostas? Uma já foi dada, mas continua no segredo dos deuses, enquanto não chegam as restantes.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Alma: realidade à procura de outros mundos

A palavra do título acima não tem a ver com o termo derivado do hebraico nephesh, que significa vida ou criatura, e também do latim animu, que significa "o que anima" (Wikipédia).

- Será que não?

Questiona alguém. Quem será esse alguém? Será a vida em mim? Em ti?

Regressando ao mundo que se vê, que se toca, que se mede, que se pesa...: ALMA é o nome do maior observatório do mundo: a última maravilha da ciência, na incessante procura das nossas origens.

Talvez visualizando o vídeo abaixo, possamos ouvir a vida que a todos ou a todas habita. Estar atento ou atenta, é uma opção. Fazer uma experiência, sem preconceitos, ser humilde e disponível para ouvir o (in)audível, pode parecer uma loucura. Avalie você mesmo/a.



sábado, 4 de janeiro de 2014

Facebook: uma rede que pode libertar

Até agora, um pouco resistente ao recurso facebook, admito vir, individual e coletivamente, a ser um usuário mais presente neste serviço que, em fevereiro próximo, irá celebrar o seu 10º aniversário.


O meu desafio para 2014, de âmbito espiritual, parece-me grande demais, para ficar confinado a este blog.

Decisão prestes a dar à luz.
Enquanto tal não acontece, deixo um texto do Mestre dos mestres que diz o seguinte:

CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ