quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Profissão e vocação.

Conversando, pegamos na ponta do fio da meada-profissão/vocação.

Numa ficha, estava escrito "Sinónimos de profissão":

Ofício; emprego; ocupação; mister. (Priberam)

Uma segunda, definia assim:

Atividade pessoal, desenvolvida de maneira estável e honesta, em interação com outros e a benefício próprio, de conformidade com a própria vocação e em a dignidade da pessoa humana. (Wikipédia)

- Qual é a tua profissão? - perguntou-me.
- TOC ou seja Técnico Oficial de Contas - respondi de imediato.

Continuamos o diálogo. Por fim chegou a pergunta:

- A tua profissão é também a tua vocação?

Tendo em conta a definição de profissão apresentada na Wikipédia, parece que poderia responder sim. Mas, pessoalmente, considero a minha profissão como a área onde presto serviços a alguém em troco de um vencimento ou avença. Poderá parecer estranho, mas quando considero a vocação, sinto-me mal se nesta entra o factor monetário. Experiências feitas, na áerea da educação não formal e informal, convenceram-me que existem pessoas que juntam "o útil ao agradável", mas entre essas pessoas eu não estou.

Ácerca de vocação ou talento, diz a Wikipédia

Atualmente, usa-se o termo talento para designar habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas atividades. Um outro significado do termo é a habilidade extraordinária que algumas pessoas têm para realizar suas atividades diárias, ao ponto de merecerem honra especial.

E acrescenta:

Estudiosos atuais afirmam que mesmo as habilidades consideradas inatas podem ser desenvolvidas caso haja motivação e com a aplicação de técnicas apropriadas. Assim, qualquer pessoa está, por exemplo, potencialmente apta a aprender música, desde que tenha vontade e use as técnicas apropriadas ao estudo de música.

Concluo por agora:

Parece-me que sou mais autêntico quando, alegremente e sem esperar nada em troca, me envolvo na relação com tudo e com todos!!!

Falo por mim, sem julgar quem quer que seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário