quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mudanças radicais...

Num Domingo de manhã, a mãe (AM) estava com o seu filhote (G) ainda na cama. Vendo o avô (JD), a mãe pergunta ao pequerrucho:

- Queres ir com o avô aos cogumelos?
- OK -
responde o netinho.


O que é que este episódio familiar tem de extraordinário?
Vamos tentar responder, por nós próprios. Eis elementos facilitadores para a nossa resposta:

1º - Darmos uma olhadela ao vídeo, há alguns meses, neste blog postado;
2º - Pelos elementos disponíveis nos dois posts, calcular a idade do pequerrucho, hoje aqui referido;
3º - Tendo em conta a idade do bébé, pergunta-se: o diálogo acima é verdadeiro?

É verdadeiro. Foi testemunhado pela mãe e pelo avô. Quanto ao "OK" (okei), vocalizado pelo G, foi certamente uma mera coincidência.

Aceitando a "resposta" apenas como uma coincidência, coloca-se uma segunda pergunta: Porquê o assunto dos cogumelos (puxado pela mãe)?

Ontem, durante muitas horas, parecia obsessão, os 25 anos de Micologia/Cogumelos, ocuparam intensamente a mente e a sensibilidade do avô aqui referido. Muitas histórias, muitas gratificações... Mas uma sugestão em jeito de pergunta:

- Que tal pedires para retirarem o teu nome como associado/membro de todas as associações/instituições às quais pertences (e não são poucas)?

Pergunta incómoda. Qual o seu sentido? Contenção de custos (quotas e outros)?
Para ser de todos em geral, e de nenhum em particular (como o Sol, o Ar, as Plantas, os Cogumelos)? ... Também como os Cogumelos, sermos o que somos e não o que a Cultura, os Interesses, a Moda e até mesmo a Ciência, querem que sejamos?

Um redemoinho mental parecia querer arrancar algo que, durante mais ou menos décadas, criou raizes, cresceu, floresceu e frutificou. Entre alguma neblina psico-espiritual, surgiram duas palavras:

1) Profissão;
2) Vocação.

Quando pretendia abrir cada uma destas palavras, o avô desta reflexão, compreendeu que a aventura era total ou multifocal e que esta, qual bébé, no ventre da mãe, se preparava para nascer.

O redemoinho foi diminuindo
e acabou por se extinguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário